Médicos que atuam nas UPAs de Caucaia sofrem redução de quase R$ 600 nos valores dos plantões; Sindicato solicita o restabelecimento
Processo seletivo estabelecia valor entre R$1.439,38 e R$ 1.462,37, atualmente recebem cerca R$ 800

Na última terça-feira (07), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) e ao Procurador-Geral do Município de Caucaia, Dr. Guthemberg Holanda, solicitando o restabelecimento dos valores dos plantões dos médicos que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Jurema e do Centro. A entidade tomou conhecimento de que houve uma considerável redução dos plantões sem qualquer negociação prévia com os profissionais.

Leia mais: Após intermediação do Sindicato, médicos das UPAS de Caucaia recebem salários atrasados e suspendem paralisação

Segundo informações recebidas pelo Departamento Jurídico do Sindicato dos Médicos, os profissionais recebiam aproximadamente o valor de R$ 1 mil para o plantão adulto/flex e R$ 1.080,00 para o plantão pediátrico quando atuavam por meio da Cooperativa MT Mais Saúde. Após a contratação da COAPH, os valores dos plantões reduziram para aproximadamente R$ 800.

No ofício, o Sindicato dos Médicos ressalta, ainda, que no Processo Seletivo de n°273/2022, o valor unitário do plantão adulto estava por volta de R$1.439,38 e o plantão pediátrico estava por volta de R$ 1.462,37. “Isso demonstra que o valor que os médicos estão recebendo atualmente está quase R$ 600 menor que o valor ofertado pelo INTS à COAPH e cerca de R$ 200 menor que o valor recebido antes do ingresso da COAPH”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera o pedido para que o INTS e município analisem as informações e tomem as medidas cabíveis para o restabelecimento dos valores devidos dos plantões dos médicos que atuam nas UPAs de Caucaia.

Foto: Reprodução/Blog do Farias