Em ofício encaminhado ao secretário de Saúde de Maracanaú, Sindicato dos Médicos cobra segurança e ar condicionado no repouso médico da UPA Pajuçara
Unidade tem sido alvo constante de bandidos e médicos pedem segurança fixa ou deslocamento da Guarda Municipal

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao secretário de Saúde de Maracanaú, Wagner Sousa, relatando os problemas enfrentados pela classe na UPA de Pajuçara. Os profissionais cobram reforço na segurança do equipamento e a instalação de um ar condicionado no repouso médico. O ofício foi enviado ao secretário no dia 30 de janeiro.

Conforme informações recebidas pela entidade, a UPA tem sido alvo frequente de bandidos, e a sensação de insegurança dos funcionários e dos pacientes aumenta a cada dia. Os médicos solicitam um reforço fixo na segurança da unidade de saúde ou que haja a presença de uma segurança privada fixa ou deslocamento da Guarda Municipal.

Ainda no ofício, o Sindicato dos Médicos ressalta as condições inadequadas do repouso médico da UPA, que não dispõe de um ar condicionado para o momento de descanso dos médicos.

A entidade reitera que o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC) publicou o parecer de nº 11/2021, que reforça a garantia do direito a um local de repouso digno com períodos de repouso aos médicos durante o plantão em virtude do desgaste físico e emocional elevados e de previsão legal.

Por fim, o Sindicato dos Médicos solicita que seja garantida segurança fixa por tempo indeterminado na UPA da Pajuçara, bem como seja providenciado um ar condicionado no repouso médico.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que já está em diálogo com o secretário para resolver as demandas.

Foto: Reprodução/Instituto Provida