Assembleia unificada: Sindicato convoca médicos servidores de Fortaleza para tratar Campanha Salarial 2023 e deliberar paralisação
Servidores reivindicam reajuste de 12,87%, reestruturação do PCCS, cumprimento do piso e redução de descontos do IPM Saúde

O Sindicato dos Médicos do Ceará convoca a categoria para a realização de um ato e uma assembleia geral unificada dos servidores municipais de Fortaleza, na próxima quinta-feira (09), no Paço Municipal, às 8 horas. Além de pressionar a Prefeitura de Fortaleza pelo reajuste salarial de 2023, os servidores irão deliberar a paralisação de diversas categorias e estabelecer um calendário de mobilizações.

As reivindicações foram aprovadas durante assembleia unificada, na última quarta-feira (1º), na Câmara Municipal, no lançamento da Campanha Salarial 2023, que contou com mais de 20 entidades sindicais. Os servidores cobram um reajuste de 12,87% para compensar as perdas inflacionárias, desde 2008, que já somam 22,15%.

As reivindicações já foram encaminhadas ao prefeito José Sarto e ao líder do governo, vereador Carlos Mesquita, assim como foi enviado um ofício solicitando uma audiência na data do ato.

“Será um grande ato, com a participação de diversas categorias, como saúde, educação e segurança, e é muito importante a presença dos médicos servidores municipais. Nosso objetivo é pressionar a gestão municipal por um reajuste salarial de 2023 que compense as perdas acumuladas ao longo desses últimos anos”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

Os servidores também reivindicam a reestruturação dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), defasados há 16 anos; cumprimento dos pisos salariais, inclusive da enfermagem e dos professores; e o fim dos descontos previdenciários para aposentados e pensionistas (14%), bem como redução dos descontos do IPM Saúde de 6% para 2%.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera a importância da participação dos profissionais nas mobilizações.