Novo episódio do podcast do Sindicato dos Médicos aborda a situação precária dos postos de saúde de Fortaleza
Dr. Edmar Fernandes fala sobre as péssimas condições das estruturas dos equipamentos

O novo episódio do LaudoMed, um quadro no podcast do Sindicato dos Médicos do Ceará, lançado nesta quinta-feira (26) traz o tema “Precarização dos postos de saúde em Fortaleza”. O presidente da entidade, Dr. Leonardo Alcântara, recebe o médico pediatra e dermatologista, Dr. Edmar Fernandes, que também é diretor financeiro e de patrimônio do Sindicato, para falar sobre as péssimas condições das estruturas dos equipamentos.

“É um tema extremamente relevante, atual e, ao mesmo tempo, antigo, infelizmente, um tema crônico”, avalia Dr. Leonardo Alcântara. O presidente do Sindicato dos Médicos comenta que a entidade vem realizando uma série de  visitas aos postos de saúde da Capital e encontrado diversas situações que dificultam o trabalho dos profissionais. “O Sindicato vem visitando constantemente essas unidades, e basta entrar para ver paredes mofadas, reboco caindo, estruturas antigas”, afirma.

Para Dr. Edmar Fernandes, essas condições precárias demonstram que não há um cuidado da gestão municipal em realizar manutenções e reformas, o que, segundo ele, não é por falta de recursos. “Vários postos de saúde, não são poucos não, têm infiltrações, com fungos, paredes caindo, trazendo riscos para as pessoas”, completa.

Ainda de acordo com o diretor do Sindicato dos Médicos, os profissionais da saúde trabalham desmotivados, pois além da péssima estrutura, ainda estão expostos a constantes episódios de violência e falta de insumos, tendo que tirar dinheiro do próprio salário para comprar remédios ou materiais para curativos.

Assista o episódio #17 do LaudoMed no canal do Sindicato dos Médicos do Ceará no Youtube ou escute nas plataformas de streaming Spotify e Deezer. Acesse aqui: https://linktr.ee/Sindicatodosmedicosdoceara