FMB e Sindicatos de Base apresentam pautas dos médicos ao Governo Federal
Piso médico e o controle da abertura de novas escolas e vagas em cursos de medicina estão entre os assuntos

A Federação Médica Brasileira (FMB), entidade que congrega a maioria dos sindicatos e médicos do Brasil, incluindo o Sindicato dos Médicos do Ceará, apresentou as pautas de interesse dos médicos ao Governo Federal. As reivindicações foram encaminhadas, por meio de ofício, no dia 06 de dezembro de 2022, ao Dr. Geraldo Alckimin, na condição de Coordenador do Governo de Transição.

Entre as principais pautas, que precisam ser negociadas e colocadas em prática, a FMB e os Sindicatos destacam o piso médico e o controle da abertura de novas escolas e vagas em cursos de medicina.

Confira a seguir.

Plano de Carreira para Médicos no SUS

Com planejamento e gestão central ou regional (federal) de demanda e provimento, como forma de otimização de recursos e vencendo as barreiras estruturais de pequenos e médios municípios em oferecer carreiras atrativas e fixar profissionais qualificados; com previsão orçamentária clara; com admissão por concurso público; e valorização de formação continuada.

Programa de estímulo e aprimoramento das carreiras médicas atualmente em voga no SUS

Procurando contribuir para um desenho de rede com vagas que realmente supram a necessidade de recursos humanos. Além de valorizar atividades de preceptoria e outros envolvimentos dos profissionais na formação de recursos humanos na saúde.

Fortalecimento do SUS

Cumprimento do orçamento constitucional mínimo da saúde para o custeio do SUS, acrescido de programa de investimento robusto na melhoria estrutural dos serviços. Combater a precarização que hoje vem se intensificando com a crescente terceirização dos serviços fim e má fiscalização.

Além disso, a FMB e os Sindicatos também apontam como prioridades: estudar proposta de piso remuneratório médico, considerando as particularidades regionais e desafios enfrentados em cada espaço de trabalho; controlar a abertura indiscriminada de novas escolas médicas e novas vagas em cursos de medicina, bem como, promover programa de avaliação e melhoria da qualidade das escolas médicas existentes; e participação efetiva da FMB na Comissão Nacional de Residência Médica e à Ebserh e em demais órgãos colegiados, especialmente relacionados ao trabalho médico.

Confira o ofício na íntegra: Oficio 255-2022

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará (Com informações da FMB)