Hospital N. Sra. da Conceição: Sindicato dos Médicos cobra esclarecimentos à SPDM acerca do atraso salarial e fechamento da emergência
Serviço foi fechado sem justificativa; profissionais denunciaram falta de materiais

Nesta quarta-feira (11), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) solicitando esclarecimentos sobre o fechamento da emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, bem como o imediato restabelecimento do serviço. O ofício também foi encaminhado à Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS).

A entidade recebeu informações de que a emergência foi fechada por falta de material. No entanto, a unidade não justificou, oficialmente, a razão do fechamento para os funcionários nem para a população.

No ofício, o Sindicato dos Médicos pede para a associação informar até quando a emergência ficará fechada; qual o motivo do fechamento; para onde será encaminhada a demanda; e quais os critérios para uma possível realocação de médicos e pacientes.

De acordo com o Sindicato dos Médicos, o Hospital Distrital Nossa Senhora da Conceição trata-se de uma unidade da Rede de Atenção Secundária Municipal, de internação, com atendimento de urgência e emergência, e atende as especialidades de clínica médica, obstetrícia e neonatologia. O serviço de emergência atendia demanda espontânea e contava com equipe de acolhimento com classificação de risco, sendo prioridade os casos de maior gravidade, funcionando 24 horas, com suporte para estabilização de paciente em estado crítico.

Atraso de pagamento

A entidade também encaminhou ofício à SPDM, na última segunda-feira (09), cobrando esclarecimentos acerca da ausência de pagamento do mês de dezembro dos médicos celetistas que atuam nas unidades de saúde geridas pela associação. Os profissionais deveriam ter recebido até o 5ª dia útil do mês de janeiro, estando a empresa descumprindo o regramento da CLT.

“O Sindicato recebeu, novamente, a denúncia de atraso no pagamento dos médicos celetistas que atuam por meio da SPDM. Não podemos deixar que essa situação se torne recorrente, queremos a garantia de que os profissionais serão pagos em dia”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que tomará todas as medidas cabíveis até que os pagamentos sejam efetivados e que a SPDM justifique o fechamento da emergência.

Foto: Reprodução/PMF