Sindicato dos Médicos denuncia assalto e insegurança no posto de saúde Luis Franklin Pereira, no bairro Coaçu, e cobra reforço na segurança
A entidade encaminhou ofício ao novo secretário da Saúde de Fortaleza nesta quarta-feira (04)

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou, nesta quarta-feira (04), um ofício ao novo secretário da Saúde de Fortaleza, Dr. João Borges, denunciando episódio de assalto e insegurança no posto de saúde Luis Franklin Pereira, no bairro Coaçu. A entidade também cobrou reforço na segurança para os profissionais da saúde e usuários.

Na última terça-feira (03), o diretor financeiro e de patrimônio do Sindicato dos Médicos, Dr. Edmar Fernandes, esteve na unidade de saúde e recebeu a denúncia dos profissionais. Conforme as informações obtidas, o assalto ocorreu na tarde da última quarta-feira (28), quando dois homens, portando armas de fogo e com emprego de violência, levaram os pertences de funcionários e pacientes.

Os profissionais relataram que viveram horas de terror, e que a situação causou abalo e receio em retornar para a unidade de saúde. “Estamos pedindo mais uma vez, que a gestão municipal reforce a segurança urgentemente aos postos de saúde para que crimes como esse ou violência não continuem acontecendo dentro das unidades de saúde da nossa capital”, afirmou Dr. Edmar Fernandes.

No ofício, o Sindicato dos Médicos lembra que esse pleito já foi feito por diversas vezes à Prefeitura de Fortaleza, por situações ocorridas em várias outras unidades de saúde, contudo, até o momento, nenhuma medida realmente efetiva foi tomada.

A entidade também reforça que, de acordo com o Código de Ética Médica, é direito do médico, suspender suas atividades, individual ou coletiva, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não ofereça condições adequadas para o exercício profissional.

Pesquisa

No final do ano de 2022, o Sindicato dos Médicos do Ceará realizou uma pesquisa sobre a onda de violência sofrida pelos médicos nas unidades básicas de saúde no município de Fortaleza e demais cidades do estado do Ceará. O resultado da pesquisa será divulgado neste mês e utilizado como base para que a instituição cobre medidas efetivas, ao município e ao estado, para reforçar a segurança nos equipamentos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e solicita que seja providenciada a segurança no referido posto, garantindo um policiamento fixo por tempo indeterminado, mesmo que seja por intermédio de segurança privada.