Prefeito Sarto adia reunião com os servidores da atenção primária para o dia 28/12
Nesta manhã, médicos, dentistas e enfermeiros reuniram-se no Paço Municipal em protesto à publicação da portaria que estabelece a educação permanente

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, adiou para quarta-feira (28/12), às 15 horas, a reunião com os representantes dos sindicatos da saúde, que ocorreria nesta segunda-feira (26). A informação foi recebida pelas entidades logo após a mobilização dos servidores de nível superior da atenção primária de Fortaleza, que ocorreu nesta manhã, no Paço Municipal.

Os dirigentes das entidades sindicais pressionam uma reunião com o prefeito para negociar as pautas dos servidores, que levaram à deflagração de greve, que incluem a regulamentação da jornada de trabalho, a reposição salarial, condições de trabalho insalubres e insegurança nos postos de saúde da capital.

Nesta manhã, médicos, dentistas e enfermeiros reuniram-se novamente em frente ao Paço Municipal em protesto à publicação da portaria que estabelece a educação permanente da seguinte forma: 08 horas mensais para a educação permanente, sendo quatro horas a cada 15 dias, para servidores de 40 horas, e 04 horas mensais para a educação permanente, sendo duas horas a cada 15 dias ou quatro horas a cada 30 dias, para servidores de 20 horas.

A portaria foi publicada na última sexta-feira (23), após o prefeito Sarto se comprometer em realizar uma reunião com os servidores nesta segunda. A reunião que ocorreria hoje, foi confirmada pelo coordenador de Atenção Primária e Psicossocial, Erlemus Pontes, durante inauguração da Nova Beira-Rio, na Barra do Ceará.

“Lamentamos muito que o prefeito Sarto, mais uma vez, adie essa conversa com os servidores de Fortaleza. A greve foi deflagrada, já está acontecendo, e não podemos postergar ainda mais essa conversa, que só o prefeito pode resolver. Nossa expectativa é de que na quarta-feira (28), ele nos receba e nos apresente uma contraproposta que contemple os servidores”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

Greve

Durante reunião, na noite da última terça-feira (20), na Associação Brasileira de Odontologia (ABO), os servidores municipais de nível superior da atenção primária de Fortaleza decidiram iniciar a paralisação dos serviços nos postos de saúde, devido à greve, a partir do dia 03 de janeiro, com a realização de um grande ato no Paço Municipal, às 8 horas.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que está tomando todas as medidas cabíveis para abrir diálogo com o prefeito José Sarto.

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre todas as notícias e oportunidades!