Sindicatos dos médicos, enfermeiros e dentistas informam Conselhos sobre deflagração de greve dos servidores da atenção primária de Fortaleza
No ofício, entidades destacam que os profissionais solicitam a realização de fiscalização nos postos de saúde

O Sindicato dos Médicos do Ceará, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Ceará (Senece) e o Sindicato dos Odontologistas do Ceará (Sindiodonto) encaminharam, na última quarta-feira (21), informativo de deflagração de greve dos servidores de nível superior da atenção primária à saúde de Fortaleza. O ofício foi encaminhado ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará, ao Conselho de Enfermagem do Estado do Ceará e ao Conselho de Odontologia do Estado do Ceará.

As entidades relatam que, desde o início do ano, os servidores enfrentam um dilema devido a uma decisão da gestão municipal em modificar a carga horária dos profissionais, bem como a ausência de diálogo por parte do prefeito de Fortaleza, José Sarto, em negociar a regulamentação da jornada de trabalho dos servidores, a reposição salarial, assim como o fato de não apresentar soluções para as más condições de trabalho e de estrutura, incluindo a insegurança, dos postos de saúde.

Os sindicatos também informam que, no último dia 19, houve uma paralisação das atividades por 24 horas e um ato realizado no Paço Municipal, com a participação das três categorias, onde foi realizada assembleia e deflagrada greve.

Ainda no ofício, as entidades ressaltam que, após a deflagração da greve, uma reunião foi convocada e os servidores decidiram iniciar paralisação das atividades nos postos de saúde a partir do dia 03 de janeiro, com a realização de um grande ato no Paço Municipal, assim como solicitaram informar os Conselhos de cada categoria para que realizem fiscalizações nos postos de saúde, visto que as condições estruturais das unidades estão péssimas, colocando em risco o exercício da profissão dos servidores.