Sindicato dos Médicos do Ceará lança campanha que critica Prefeitura de Fortaleza por ausência de prioridades para a área da saúde
Campanha está sendo veiculada em 10 linhas de ônibus que circulam a cidade e em spot na rádio

‘Qual a prioridade da Prefeitura de Fortaleza?’, campanha lançada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, nesta segunda-feira (19), critica a falta de prioridade da gestão municipal para a área da saúde. A campanha faz alusão aos recursos públicos aplicados em dois dias de festas de réveillon 2023 que poderiam ser destinados à compra de medicamentos, cirurgias ou consultas com médicos especialistas.

Em uma das peças, o Sindicato dos Médicos aponta: “Show de forró ou 1,7 mil cirurgias de apendicite”, em outra: “3,5 milhões de comprimidos antibióticos ou show de sertanejo”. Ou seja, o valor do cachê de uma das atrações daria para comprar 3,5 milhões de antibióticos, quantidade suficiente para o tratamento de 250 mil pessoas por sete dias.

A entidade utilizou como referência os cachês pagos pela Prefeitura de Fortaleza nos shows de réveillon 2020 e comparou com os valores dos comprimidos, consultas e cirurgias indicados na Tabela SUS 2021. Até o momento, a prefeitura não publicou, no Diário Oficial do Município, os valores que serão pagos a cada uma das 18 atrações da festa deste ano, que devem ser mais elevados ainda.

Conforme o Sindicato dos Médicos, a falta de medicamentos e insumos básicos nos hospitais de Fortaleza tem sido recorrente, principalmente no Instituto Dr. José Frota (IJF), unidade de nível terciário, referência no atendimento de alta complexidade. Em outubro, a entidade listou a falta de anti-hipertensivos, bicarbonato, vasopressor (noradrenalina, epinefrina), omeprazol, soro fisiológico, sedativos e analgésicos no hospital.

Além da falta de medicamentos, os profissionais da saúde de Fortaleza enfrentam diversos problemas diariamente, como estrutura precária das unidades, falta de segurança, escala médica incompleta e defasagem salarial. Diante destes problemas, existe a ausência de diálogo e de comprometimento por parte da Prefeitura de Fortaleza em apresentar soluções efetivas e definitivas.

“Essa campanha tem o objetivo de alertar à população de Fortaleza, que a saúde não vem sendo prioridade nessa gestão municipal. Estamos mostrando que não só os médicos e os demais profissionais estão sendo prejudicados, mas a população como um todo, que aguarda há anos por uma cirurgia ou que tem um tratamento interrompido por falta de medicamento, porque recursos públicos que poderiam ser investidos na melhoria da saúde estão sendo destinados a dois dias de festa de réveillon”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

Além das redes sociais da entidade, a campanha está sendo veiculada em 10 linhas de ônibus que circulam a cidade e em spot na rádio O Povo CBN.

Confira o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=RFqQqAGoSrM

 

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

 

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre todas as notícias e oportunidades!