Médicos, enfermeiros e odontólogos dos postos de saúde de Fortaleza decidem paralisar atividades na segunda-feira (19)
Servidores municipais também deliberaram pela manutenção do estado de greve

Durante assembleia geral realizada na noite da última segunda-feira (12), de forma virtual, os servidores municipais de Fortaleza de nível superior da atenção primária, que atuam nos postos de saúde, deliberaram pela manutenção do estado de greve e pela paralisação de 24 horas das atividades na próxima segunda-feira (19). A assembleia contou com a participação de cerca de 150 profissionais.

O objetivo da assembleia, que reuniu médicos, enfermeiros e odontólogos, foi o de repassar as informações acerca da última reunião da mesa de negociação do SUS, na Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), na qual as entidades sindicais rejeitaram proposta da educação permanente apresentada pela SMS.

Os representantes dos sindicatos explicaram que a proposta consiste em: 8 horas mensais para a educação permanente, sendo quatro horas a cada 15 dias, para os servidores de 40 horas semanais, e 4 horas mensais para a educação permanente, sendo duas horas a cada 15 dias ou quatro horas a cada 30 dias, para os servidores de 20 horas semanais.

A proposta também foi rejeitada pelos servidores, que decidiram paralisar as atividades na segunda-feira (19) e realizar uma nova assembleia em ato em frente ao Paço Municipal, às 08 horas. Além da deliberação dos próximos passos da mobilização, o ato pretende pressionar o prefeito José Sarto para uma negociação sobre a jornada de trabalho e reposição salarial.

A deliberação pelo estado de greve ocorreu durante assembleia geral, no dia 06 de dezembro, com a participação de mais de 200 servidores.

Paralisação

Na última terça-feira (13), o Sindicato dos Médicos do Ceará, o Sindicato dos Odontologistas do Ceará (Sindiodonto) e o Sindicato dos Enfermeiros do Ceará (Senece), encaminharam ofício ao prefeito de Fortaleza, José Sarto, e à secretária da Saúde, Ana Estela, informando sobre a paralisação dos servidores, por 24 horas, no dia 19 de dezembro.

No documento, as entidades reiteram a não aceitação da proposta da gestão municipal sem um diálogo prévio com o prefeito.