Profissionais de nível superior da Atenção Primária à Saúde de Fortaleza decretam estado de greve durante assembleia
Os servidores também decidiram manter decisão de não receber os alunos da preceptoria

Médicos, dentistas e enfermeiros, servidores municipais de Fortaleza da atenção primária à saúde, decretaram estado de greve durante assembleia geral realizada na noite da última terça-feira (06). A assembleia ocorreu de forma virtual e contou com a participação de mais de 200 servidores.

Durante assembleia, os servidores reiteraram que não aceitam perder o direito das 32 horas, adquirido desde 2013, e deliberaram o estado de greve diante da negativa do prefeito de Fortaleza, José Sarto, em receber as entidades sindicais para negociação, e pelas diversas dificuldades enfrentadas nas unidades de saúde.

Os servidores decidiram, também, manter a decisão já tomada em assembleia anterior de continuarem sem receber os alunos da preceptoria, pois não são beneficiados financeiramente e por alterarem as oito horas destinadas à educação permanente.

Uma nova assembleia será realizada com os servidores na próxima segunda-feira (12), para repassar as informações da reunião da mesa do SUS, que será realizada amanhã (08) e novas deliberações.

Mobilizações

Neste ano, os servidores realizaram diversas mobilizações no sentido de solicitar à Prefeitura de Fortaleza pela efetivação da jornada de trabalho de 32 horas. No dia 29 de junho, durante reunião com os representantes dos sindicatos da saúde, o prefeito Sarto decidiu pela permanência do regime de 32 horas assistenciais e oito horas de educação permanente até o mês de dezembro para os profissionais de nível superior.

A expectativa era de que, ao chegar o mês de dezembro, o prefeito negociaria com as entidades, o que não ocorreu até o momento.