Médicos da SMS devem realizar atendimentos agendados para os dias do jogo do Brasil até o dia 16 de dezembro

O Sindicato dos Médicos do Ceará alerta aos médicos servidores públicos de Fortaleza, que os atendimentos de pacientes agendados para os dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo devem ser remarcados para até o dia 16 de dezembro. Caso não haja o remanejamento em curto tempo, não haverá liberação das horas não trabalhadas na segunda fase dos jogos.

No dia 17 de novembro, o prefeito de Fortaleza, José Sarto, definiu os horários de expediente dos órgãos municipais da seguinte forma, conforme Decreto Nº 15.466:

Dia 24/11 – Brasil x Sérvia (16h): até 15h

Dia 28/11 – Brasil x Suíça (13h): até 12h

Dia 02/12 – Brasil x Camarões (16h): até 15h

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), acolhendo reivindicação da mesa de negociação permanente do SUS, dispensou a compensação das horas não trabalhadas para os trabalhadores da saúde. No entanto, a dispensa ocorre mediante o compromisso de que os pacientes agendados para os dias dos jogos não ficarão sem atendimentos, sendo remanejados, em curto prazo, na agenda dos profissionais.

O Sindicato dos Médicos reitera que as decisões não se aplicam aos serviços de urgência e emergência ou para aqueles que trabalham em regime de plantão.