Médicos da COAPH, que atuam no SAMU Fortaleza, estão com pagamentos atrasados desde agosto; Sindicato solicita a SMS que regularize a situação
A cooperativa costuma justificar os atrasos alegando que está aguardando o repasse da Prefeitura de Fortaleza

No início deste mês, o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) solicitando esforços para regularizar a situação dos médicos cooperados da Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar (COAPH), que atuam no SAMU Fortaleza. Os profissionais estão desde o mês de agosto com os pagamentos atrasados.

Segundo informações dos médicos, a cooperativa costuma justificar os atrasos alegando que está aguardando o repasse da Prefeitura de Fortaleza para efetuar os pagamentos. O Sindicato dos Médicos destaca que, embora a Administração Pública não tenha responsabilidade por encargos e dívidas pessoais do contratado, ao celebrar os contratos tem o dever de acompanhar e fiscalizar a sua execução.

Para a entidade, a falta de previsibilidade nas datas de pagamentos prejudica os médicos a honrarem com seus compromissos financeiros. “Além disso, a persistência destes atrasos reincidentes desmotiva a classe médica e, infelizmente, pode refletir futuramente no desinteresse forçoso destes profissionais em continuarem com o referido vínculo, causando transtorno na saúde pública”, aponta Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que tomará todas as medidas cabíveis até que a situação seja regularizada o mais rápido possível, bem como reforça pedido a SMS para não voltar a ocorrer.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Fortaleza