Sindicato dos Médicos denuncia más condições de assistência na UPA José Walter e necessidade de contratação de mais médicos
ISGH vetou o repasse de plantões extras aos profissionais interessados em completar as escalas médicas

Na última segunda-feira (21), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), denunciando as más condições de assistência na UPA José Walter e a necessidade de contratação de mais médicos. Segundo denúncias recebidas pela entidade, a maioria das UPAs do município de Fortaleza ainda estão com escalas ociosas, enquanto aguardam contratação de profissionais.

No caso da UPA José Walter, há médicos contratados interessados em dar plantões extras para completar a escala médica, principalmente na pediatria, onde a demanda está elevada, porém, o instituto ISGH proibiu o repasse de plantões extras de forma deliberada.

De acordo com o Sindicato, por conta dessa atitude unilateral da direção da UPA, os médicos estão trabalhando sem reforços, ocasionando riscos à assistência médica. “A situação está provocando, também, inúmeros transtornos e assédios morais por parte dos pacientes, que estão esperando horas e horas por atendimento, tendo em vista a redução de profissionais”, ressalta Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e solicita ao ISGH que haja a mais rápida restauração dos atendimentos à população e das condições dignas de trabalho.

Foto: Fabiane de Paula/Diário do Nordeste