Devedômetro aponta que 16 municípios cearenses ainda estão em débito com o salário dos médicos
O levantamento é referente ao mês de outubro e desde maio não há entrada nem saída de municípios da lista

O Devedômetro, levantamento realizado, mensalmente, pelo Sindicato dos Médicos do Ceará para denunciar prefeituras que não honram com os pagamentos dos profissionais, aponta que 16 municípios ainda estão em débito com os salários. Os dados, divulgados nesta terça-feira (1º), são referentes ao mês de outubro e a situação permanece a mesma desde maio.

Conforme o Devedômetro, os municípios são: Acarape, Aracati, Aracoiaba, Alto Santo, Baturité, Catunda, Chaval, Limoeiro do Norte, Maranguape, Morada Nova, Mulungu, Icó, Itapipoca, Ipueiras, Pacajus e Pires Ferreira.

O Sindicato dos Médicos reitera a orientação para que os profissionais passem a documentar os plantões para comprovações futuras. Em caso de prejuízos salariais, deve-se procurar imediatamente a entidade para que as providências sejam tomadas.

Como acionar o Devedômetro

O Devedômetro funciona da seguinte forma: o Sindicato é acionado por médicos cujas remunerações estão em atraso. Após checar a denúncia, a entidade tenta resolver o problema de forma administrativa, através do seu Departamento Jurídico. Esgotadas as negociações no âmbito administrativo, são tomadas as medidas judiciais cabíveis para assegurar o respeito ao trabalho médico e feita a divulgação dos “maus pagadores e devedores” através das redes sociais oficiais e portal do Sindicato dos Médicos. Tal divulgação, sempre no primeiro dia útil de cada mês, refere-se aos débitos do mês anterior.

Os médicos cujas remunerações, por parte de órgãos públicos, estejam em atraso ou sofrendo reduções, devem comunicar tais fatos, imediatamente, ao Sindicato dos Médicos.

O Devedômetro é realizado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará desde janeiro de 2017 para divulgar as cidades que não honram com os pagamentos dos profissionais. A lista já chegou a contabilizar 31.