Sindicato dos Médicos denuncia grave falta de medicamentos e insumos básicos no IJF, e solicita providência urgente
Soro fisiológico, anti-hipertensivos, omeprazol e sedativos são algumas das medicações em falta

Na última sexta-feira (21), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à superintendente do Instituto Dr. José Frota (IJF), Dra. Riane Barbosa, denunciando a grave falta de medicamentos e de insumos básicos na unidade hospitalar de porte terciário. A entidade ressalta que algumas medicações faltam com recorrência, de semanas a meses, como os analgésicos e antibióticos.

Atualmente, está em falta: anti-hipertensivos, bicarbonato, vasopressor (noradrenalina, epinefrina), omeprazol (periodicamente), soro fisiológico, medicação de sedação, medicação de analgesia, entre outros. Além disso, há mais de uma semana falta equipo de bomba de infusão ou mesmo o equipo microgotas para sedar os pacientes entubados da emergência com TCE grave.

“O IJF está passando por uma situação de grande gravidade, pois chegou a níveis críticos e alarmantes, em relação ao desabastecimento de diversos  medicamentos, materiais e insumos, considerados básicos/essenciais em unidades de saúde deste porte”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

Segundo relatos recebidos pelo Sindicato dos Médicos, durante meses, as opções de antibióticos eram apenas ceftriaxone e polimixina, o que induziu muita resistência bacteriana, de forma que está ocorrendo com frequência infecções por KPC PAM resistentes até à polimixina. Também houve falta de antibióticos para tratamento dessas bactérias multi-resistentes (gentamicina, amicacina, polimixina), assim como a ausência de glicose, glicemia e sedativos para os pacientes entubados.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que tomará todas as medidas necessárias até que haja o reabastecimento das medicações e insumos de forma definitiva.