Sindicato dos Médicos do Ceará participa de assembleia dos servidores municipais de Caucaia
Antes da assembleia, entidade realizou visitas às unidades básicas de saúde do município e constatou a precariedade dos atendimentos

Na última quinta-feira (20), o Sindicato dos Médicos do Ceará participou de uma assembleia dos servidores municipais de Caucaia, promovida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep). Na ocasião, os profissionais e representantes sindicais deliberaram pleitear a Gratificação por Resultados Alcançados (GRA), gratificação de insalubridade e o piso das categorias, especialmente dos médicos e dentistas.

Durante assembleia, os servidores também relataram preocupação com a Atenção Básica, conforme denunciada pelo Sindicato dos Médicos na última quarta-feira (19). Antes da assembleia, a gerente jurídica do Sindicato, Dra. Thaís Timbó, realizou uma série de visitas nas unidades básicas de saúde do município e constatou a precariedade dos atendimentos e das condições laborais.

“As denúncias que recebemos dos profissionais procedem. Em algumas unidades não há sequer suprimentos básicos, em outras não há medicamentos para a população. Temos alguns procedimentos interrompidos por falta de materiais que inviabilizam a realização, como é o caso das prevenções. Também faltam profissionais dentistas, médicos e as equipes são insuficientes”, relatou Dra. Thaís Timbó.

Ainda de acordo com a gerente jurídica, não há materiais de limpeza nem resmas de papel para que os profissionais prescrevam medicamentos ou atestados médicos.

FastMed e pagamentos

Na quarta (19), o Sindicato dos Médicos oficiou o secretário da Saúde, Zózimo Medeiros, acerca da situação precária, bem como da ausência de pagamentos aos médicos e falta de acesso ao sistema onde são salvos os prontuários, o FastMed.

Na mesma data, o município alegou que estaria havendo uma mudança de sistema, mas os profissionais relataram que há dias o FastMed sinalizava falta de pagamento. O sistema, no entanto, foi restabelecido no mesmo dia. O pagamento dos salários dos profissionais também foi efetuado.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que tomará todas as medidas cabíveis até que haja o restabelecimento da normalidade.