Presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará analisa propostas dos candidatos à presidência para a saúde
No episódio do LaudoMed – Eleições, Dr. Leonardo Alcântara alerta preocupação com a retomada do programa Mais Médicos

No novo episódio do podcast do Sindicato dos Médicos do Ceará, lançado nesta sexta-feira (21), o presidente Dr. Leonardo Alcântara faz uma apresentação dos planos de governo dos candidatos à presidência, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula, para a área da saúde.

Para Dr. Leonardo, infelizmente, os dois candidatos não aprofundaram o tema em suas propostas. “Tem se falado muito pouco de saúde na campanha, queria entender se está só anuviando por outras pautas mais quentes ou se realmente está faltando uma discussão maior”, questiona.

Ao ler as propostas do candidato Lula, Dr. Leonardo comenta que traz apenas um diagnóstico superficial, de que faltam profissionais de saúde, consultas, exames e medicamentos. Ele cita ainda preocupação com a retomada do programa Mais Médicos. “Os médicos do Brasil sabem muito bem o que foi o programa Mais Médicos e cada um tem sua opinião. Esse foi um programa que trouxe médicos intercambistas, onde a maioria veio do exterior e o grande problema é que não foi exigido a comprovação da qualificação técnica desses profissionais”, alerta.

Durante o episódio, o presidente do Sindicato dos Médicos deixa claro o posicionamento da entidade de que não está faltando médicos no Brasil, em números, o que precisa é melhorar a distribuição dos profissionais. “Isso não se dá trazendo de volta o programa Mais Médico ou abrindo novas faculdades, isso se dará com uma realidade de trabalho mais justa e ambientes de trabalho em que o médico possa exercer suas funções sem restrições”, explica.

Dr. Leonardo Alcântara também comenta sobre o atual programa Médicos pelo Brasil, que substituiu o Mais Médicos, no qual a principal modificação está na relação trabalhista, com trabalho formal e carteira assinada, e não por meio de bolsas.

Confira agora mesmo o episódio do LaudoMed – Eleições nas plataformas de streaming Spotify e Deezer, e também em nosso canal no Youtube.