Atenção Básica de Caucaia está em situação precária, sem insumos, pagamentos e internet; Sindicato dos Médicos cobra providências
Entidade encaminhou ofício ao secretário da Saúde, Zózimo Medeiros, solicitando a imediata restauração da situação

O Sindicato dos Médicos do Ceará foi acionado, na manhã desta quarta-feira (19), pelos profissionais do município de Caucaia, inconformados com a situação precária em que se encontra a Atenção Básica. Segundo informações recebidas pela entidade, os profissionais estão sem acesso ao sistema eletrônico (FastMed) e à internet há várias semanas, impossibilitando registrar os atendimentos dos pacientes.

Os médicos do município também relataram a falta de folhas de papel e de papel higiênico em vários postos de saúde, além da ausência de pagamento pelos serviços prestados. Para o Sindicato dos Médicos do Ceará, a situação se configura em um ambiente de trabalho totalmente inadequado e insalubre.

Ainda nesta manhã, o Sindicato dos Médicos encaminhou ofício ao secretário da Saúde de Caucaia, Zózimo Medeiros, solicitando a imediata restauração de condições dignas de atendimento à população e laborais aos profissionais da saúde.

“Sabemos que a essencialidade e a continuidade do serviço público de saúde devem ser sempre levadas como alta prioridade, contudo, há situações que quando fica evidente a considerável possibilidade de um paciente sair do estabelecimento de saúde pior do que chegou, configura-se uma das hipóteses de imediata interdição”, ressalta Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

No ofício, a entidade destaca ainda que, de acordo com o Código de Ética Médica, é direito do médico, suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição não oferecer condições adequadas para o exercício da profissão.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que tomará todas as medidas cabíveis até que a situação seja restabelecida no município de Caucaia.

Foto: Reprodução/Sindsep