Frotinha do Antônio Bezerra: SMS reitera que iniciou processo licitatório para contratação de cirurgiões e diz que centro cirúrgico está em pleno funcionamento

Por meio de ofício encaminhado ao Sindicato dos Médicos do Ceará, na última segunda-feira (17), a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) reiterou que, em relação à defasagem de médicos cirurgiões no Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura (Frotinha do Antônio Bezerra) após a saída da Cooperativa dos Cirurgiões Gerais do Ceará (COOCIRURGE), já foi iniciado o processo licitatório que busca a realização de um novo chamamento público para credenciamento de cooperativas para prestação de serviços médicos especializados. Segundo a SMS, o certame encontra-se em fase de análise documental e apreciação dos recursos interpostos na Central de Licitações de Fortaleza (CLFOR).

Ainda de acordo com a secretaria, foi implementado o contingenciamento das cirurgias entre os hospitais da rede própria e o corpo de profissionais servidores especializados para dar vazão às demandas emergenciais cobertas, anteriormente, pela COOCIRURGE.

Em outro ofício, também sobre a situação do Frotinha do Antônio Bezerra, encaminhado no mesmo dia, a SMS alegou que a demanda encontra-se elevada devido ao fechamento de outras unidades para reforma, no caso, o Frotinha e Gonzaguinha de Messejana, e que segue redimensionando os atendimentos emergenciais através dos próprios servidores públicos, e quando necessário, realizando o referencimento dos pacientes para outras unidades de saúde com o mesmo perfil.

Centro cirúrgico

Sobre a alegação de que o centro cirúrgico da unidade não estaria funcionando por problema estrutural, conforme denunciou o Sindicato dos Médicos em 06 de setembro, a SMS disse que o funcionamento ficou comprometido após grave oscilação da rede elétrica de responsabilidade da Enel, e que a manutenção e conserto das centrais de ar condicionado já foram solucionados. A secretaria finalizou afirmando que, atualmente, as três salas de cirurgias estão em pleno funcionamento.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição dos profissionais, caso os problemas persistam.