Essenciais? Sim, hoje e sempre
Escrito por Dr. Leonardo Alcântara

Neste 18 de outubro, é comemorado oficialmente o Dia do Médico no Brasil. Seja com enfoque nacional ou local, a perspectiva é uma: esse profissional é essencial para o funcionamento da sociedade, como vimos durante a pandemia da Covid-19. Apesar dos obstáculos enfrentados pela categoria nos últimos meses, pudemos constatar ainda mais a sua importância no cuidado e na preservação da saúde dos pacientes.

É fundamental reconhecermos que o dia 18 serve também para reflexões. No entanto, não é apenas nessa data que precisamos ponderar sobre a importância do trabalho desse profissional. São diversos anos de estudo dedicados a prover uma assistência cada vez mais especializada, desempenhando um papel indispensável para a comunidade.

Hoje, o Sindicato dos Médicos do Ceará representa toda a categoria, a partir de reivindicações por melhorias nas condições de saúde da população e da busca pelo fortalecimento do sistema público de saúde, com foco na representação dos interesses gerais dos médicos ou individuais dos filiados. A entidade colabora também como órgão técnico consultivo no estudo e na solução de problemas relacionados à categoria, zelando pelo cumprimento da legislação, dos acordos, das convenções coletivas de trabalho, das sentenças normativas e dos demais institutos que asseguram seus direitos.

Mais do que um profissional responsável por estudar e tratar enfermidades que atingem a população, o médico tem uma grande responsabilidade humanitária. São inúmeros os desafios enfrentados em sua atuação, desde a falta de materiais, a insegurança e a defasagem, até plantões exaustivos. A todo instante, esses profissionais precisam garantir um diagnóstico correto com orientação ao tratamento mais adequado para cada paciente.

Com a pandemia da Covid-19, a importância do papel do profissional da saúde ficou ainda mais acentuada. Devido a esse e a tantos outros motivos, devemos aproveitar para reconhecer esse trabalho tão agregador para a sociedade, de médicos que dedicam integralmente seu tempo, atenção e cuidado em prol de um bem maior: a saúde das pessoas.