Em resposta a situação do Frotinha do Antônio Bezerra, SMS diz que iniciou processo licitatório para contratação de médicos cirurgiões
Crise de desabastecimento de insumos e escalas desfalcadas foram denunciadas pela entidade em maio

O Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu, nesta quinta-feira (13), ofício da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) em resposta acerca da situação caótica do Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura (Frotinha do Antônio Bezerra), denunciada pela entidade no dia 04 de maio. No período, o Sindicato cobrou esclarecimentos sobre a crise de desabastecimento de insumos, insegurança, escalas desfalcadas, superlotação, e carência de analgésicos e antibióticos.

Em resposta, a SMS informou não haver desabastecimento de insumos nos estoques farmacêuticos das unidades hospitalares, e que os insumos se encontram contemplados em contratos vigentes firmados junto aos fornecedores vencedores dos respectivos certames licitatórios.

Quanto à superlotação, que na data o Sindicato denunciou 20 pacientes no corredor, a secretaria disse que, por ser hospital com demanda livre, quando a capacidade é superada os pacientes são inseridos na Central de Regulação para transferência junto à rede hospitalar municipal e/ou estadual.

Em relação à escala desfalcada com a saída da Cooperativa dos Cirurgiões Gerais do Ceará (COOCIRURGE), a SMS informou que, após contrato encerrado, já iniciou processo licitatório para a prestação dos serviços médicos, e que o certame encontra-se em fase de análise documental. A secretaria esclareceu, ainda, que foi implementado o contingenciamento das atividades fins referentes às cirurgias entre os hospitais da rede própria e o corpo de profissionais servidores especializados para dar assistência às demandas emergenciais.

Sobre o problema de insegurança, a SMS disse que, junto ao hospital, já encaminhou reiterados ofícios à Polícia Militar do Estado do Ceará solicitando o envio de profissionais para ocuparem o posto fixo dentro da unidade, mas as solicitações não foram atendidas, tendo apenas rondas periódicas. Por fim, acerca da insuficiência de profissionais da enfermagem, a SMS destacou que está havendo o encerramento de alguns contratos simultaneamente a novas contratações, sem prejuízos à assistência dos pacientes.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que seguirá acompanhando a situação, com o objetivo de assegurar condições dignas de trabalho aos profissionais.

Foto: Reprodução/Diário do Nordeste