Sindicato dos Médicos e AMPELCE solicitam fornecimento de roupa de cama, pijama cirúrgico e alimentação para médicos peritos servidores do Estado
Pedido foi formalizado por meio de ofício ao perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará

O Sindicato dos Médicos do Ceará e a Associação dos Médicos Peritos Legistas do Estado do Ceará (AMPELCE) solicitaram, na última quinta-feira (06), ao perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio César Nogueira, o fornecimento de roupa de cama, pijama cirúrgico e alimentação para os médicos peritos servidores do Estado, assim como ocorre aos médicos atuantes nos hospitais estaduais. A solicitação ocorreu por meio de ofício.

No ofício, as entidades ressaltam que os servidores médicos peritos legistas pertencem ao Grupo Ocupacional Atividade de Polícia Judiciária (APJ) e ao Subgrupo Atividade de Perícia Forense, e exercem suas atividades em esquema de plantões, desempenhando funções como a realização de diversos tipos de exames, necropsias, elaboração de laudos, entre outras.

De acordo com o Sindicato e a AMPELCE, por tratar-se de um Equipamento de Proteção Individual (EPI), o pijama cirúrgico deve ser fornecido gratuitamente pelo Estado. Além disso, as entidades destacam a necessidade de fixar os cuidados com higiene e saúde dos profissionais, solicitando o fornecimento de kits de roupas de cama e banho individuais, de pelo menos um para cada médico.

E reiteram, ainda, que o Estatuto da Polícia Civil de Carreira dispõe que cabe ao Estado fornecer aos policiais, além de armas e munições, a alimentação durante os plantões.

O Sindicato dos Médicos e AMPELCE reiteram seu compromisso com a categoria e afirmam que tomarão todas as medidas cabíveis para assegurar condições dignas de trabalho e remuneração justa.

Foto: José Leomar/Diário do Nordeste