Sindicato dos Médicos do Ceará lança novo episódio do LaudoMed
Dra. Alana Borges é a convidada e fala sobre a realidade dos hospitais secundários de Fortaleza

O Sindicato dos Médicos do Ceará lançou, nesta sexta-feira (07), o 15º episódio do LaudoMed. O novo episódio do podcast, o presidente Dr. Leonardo Alcântara recebe a médica-cirurgiã geral e endoscopista, Dra. Alana Borges, para falar sobre “A realidade dos hospitais secundários de Fortaleza”.

Dra. Alana Borges, que também vice-presidente da Organização dos Médicos dos Hospitais Secundários de Fortaleza (Omesf), avalia a questão de infraestrutura dos equipamentos, condições de trabalho, insalubridade Covid, e o impacto gerado na rede secundária com o fechamento do Frotinha e do Gonzaguinha, em Messejana.

Os hospitais secundários são a maioria da rede municipal de saúde, em um total de nove unidades, incluindo todos os Gonzaguinhas e Frotinhas, o Hospital Nossa Senhora da Conceição, e o SAMU. De acordo com a Dra. Alana, em termos numéricos e na teoria, esse número de equipamentos seria suficiente para atender a população de Fortaleza, no entanto, há o desfalque do Gonzaguinha e Frotinha de Messejana, fechados para reforma. “À medida que esse hospital fecha, ele sobrecarrega o outro hospital que está em funcionamento, a população fica desassistida, e o processo de obter o tratamento de saúde fica mais prejudicado, porque o paciente fica sem ter para onde ir”, afirmou.

A vice-presidente da Omesf explica que o fechamento dessas unidades provocou uma sobrecarga nos outros hospitais da rede que, sem conseguir absorver, os profissionais convivem dia a dia com a falta de materiais e de insumos, com uma superlotação, pacientes nos corregedores, atendidos sem macas.

Confira agora mesmo o episódio #15 do LaudoMed nas plataformas de streaming Spotify e Deezer, e também em nosso canal no Youtube.