O Sindicato dos Médicos do Ceará lançou, nesta quarta-feira (04), o livro de ocorrência digital. A ferramenta é mais uma opção para que os médicos cearenses possam registrar as informações dos serviços com mais segurança.
Com o livro de ocorrência digital, o médico pode relatar o que ocorreu ao longo do plantão, como também casos que impliquem riscos ao paciente ou profissional, ameaças, condições de trabalho ou até mesmo falta de insumos. As informações devem ser registradas ao final do plantão e podem ser editadas até quatro horas após encerramento. A ocorrência ficará disponível para consulta posterior.
Para ter acesso, basta baixar o App Simec, disponível em iOS e Android, entrar com login e senha na área “Livro de Ocorrência”, e atualizar os dados cadastrais, ou realizar o cadastro, caso ainda não tenha. Depois, é só preencher os campos com os horários de início e término do plantão, unidade de saúde, setor e descrição da ocorrência. O médico poderá, ainda, anexar até três documentos para complementar as informações.
O médico associado poderá acompanhar suas ocorrências pela Área do Associado através do site ou aplicativo quando quiser. Já para não sócios, as consultas podem ser realizadas na aba “Livro de Ocorrência” no aplicativo.
“O livro de ocorrência digital não exime da obrigação de registro no livro físico, esta é mais uma opção para que o médico tenha acesso a esse documento de forma mais rápida e segura. Importante salientar que esses documentos são essenciais para defesa do profissional em eventuais processos administrativos, éticos ou judiciais, e estamos disponibilizando não apenas para os médicos associados, mas para todos os médicos do Estado”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará