Recorrência: mais uma vez, Frotinha do Antônio Bezerra encontra-se sem médico cirurgião
Sindicato cobra SMS por providências urgentes e definitivas

O Sindicato dos Médicos do Ceará oficiou, novamente, na última quarta-feira (14), a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) cobrando uma solução urgente e definitiva para a falta de médico cirurgião no Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura (Frotinha Antônio Bezerra).

De acordo com a SMS, em ofício enviado na última segunda feira (12), os atendimentos emergenciais estão sendo redimensionados por meio de seus próprios servidores públicos, e quando necessário, realizando o referenciamento dos pacientes para outras unidades de saúde com o mesmo perfil de linha de cuidado. Porém, as ações mencionadas não solucionaram o problema de modo definitivo, já que a situação se mantém ocorrendo regularmente.

Leia mais: Frotinha do Antônio Bezerra está sem cirurgião e centro cirúrgico não funciona há 48 horas; Sindicato dos Médicos cobra providências a SMS e ao CREMEC

“Com o Frotinha e o Gonzaguinha da Messejana fechados, essa situação se torna ainda mais preocupante. É necessário que providências permanentes sejam tomadas de forma imediata para que a população não sofra ainda mais”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

Recorrência

Ainda em julho, o Sindicato denunciou o cenário grave da unidade, onde haviam pacientes voltando da porta e pacientes com iminente risco de óbito, inclusive em UTI. Já no início deste mês, o Frotinha do Antônio Bezerra encontrava-se novamente sem nenhum cirurgião e o centro cirúrgico não estava funcionando por problema estrutural há 48h. Pacientes cirúrgicos estavam há quase 3 dias esperando. Em decorrência disso, nos setores de urgências os pacientes não estavam sendo operados.

Hospital “porta aberta”

A entidade esclarece que os Frotinhas são unidades de atendimento espontâneo (portas abertas) e referenciado (encaminhado) pelos postos de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais locais e Municípios vizinhos. Também são porta de entrada para as urgências e emergências nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica e clínica traumatológica. Além disso, possuem como perfil de atendimento: casos de Acidente Vascular Encefálico (AVE); Infarto Agudo do Miocárdio (IAM); e emergentes em casos Traumatológicos. Portanto, é uma unidade hospitalar de grande importância para Fortaleza e região metropolitana.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que tomará todas as medidas cabíveis até que as escalas de médicos cirurgiões sejam garantidas e que não haja risco ao atendimento à população.