Assembleia unificada: servidores da atenção primária definem agenda de ações pela regularização da jornada de trabalho e compensação de faltas
Profissionais aprovaram dois atos para a terça-feira (06) na Câmara Municipal de Fortaleza e SMS

Médicos, odontólogos e enfermeiros servidores municipais de Fortaleza da atenção primária à saúde realizaram, neste sábado (03), na sede do Sindicato dos Enfermeiros do Ceará (Senece), uma assembleia unificada para deliberar acerca da jornada de 32 horas e 16 horas, e a compensação de faltas em decorrência das paralisações. Durante assembleia, os profissionais aprovaram agenda de ações para a próxima terça-feira (06), com o objetivo de retomar as negociações com a gestão municipal.

A assembleia contou com a participação dos representantes do Sindicato dos Médicos do Ceará, Sindicato dos Odontologistas do Ceará (Sindiodonto) e do Sindicato dos Enfermeiros do Ceará (Senece). Na oportunidade, a gerente jurídico do Sindicato dos Médicos, Dra. Thaís Timbó, pontuou que conseguir a regularização da jornada de trabalho por meio de projeto de lei, aprovado pela Câmara Municipal de Fortaleza, seria a forma mais segura para garantir o pleito dos servidores. “Esse movimento seria o mais plausível para dar a garantia e segurança necessária aos servidores que há tanto esperam essa regularização”, afirmou.

Por unanimidade, os servidores presentes aprovaram a agenda de ações que ocorrerá na terça-feira (06). Pela manhã, às 9 horas, os representantes das entidades sindicais e servidores irão à Câmara Municipal de Fortaleza levar as pautas da regularização da jornada de trabalho 32 horas/16 horas, piso salarial e Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). E pela tarde, às 14 horas, irão à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para uma reunião com a secretária Ana Estela e, na oportunidade, negociar sobre as diretrizes para a compensação de faltas.

O Sindicato dos Médicos reitera que o prefeito José Sarto garantiu a permanência da jornada de 32 horas e 16 horas para os médicos do Programa Saúde da Família (PSF) até dezembro deste ano, junto às demais categorias de nível superior. A entidade reforça que segue trabalhando para garantir a regularização desta jornada de forma definitiva, assim como defende isonomia para os profissionais de nível médio.

Agenda:

9 horas – Câmara Municipal de Fortaleza