Durante assembleia, servidores municipais de Fortaleza deliberam agenda de mobilizações e paralisação pela reestruturação dos PCCS
Assembleia foi convocada para informar aos servidores a respeito da reunião da mesa setorial, que ocorreu na Sepog

O Sindicato dos Médicos do Ceará e demais entidades sindicais que representam os servidores municipais de Fortaleza realizaram, nesta sexta-feira (19), na Praça da Bandeira, uma assembleia conjunta para deliberar sobre a reestruturação dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). As categorias presentes definiram uma agenda de mobilizações e uma paralisação da área da saúde.

A assembleia foi convocada para informar aos servidores a respeito da reunião da mesa setorial, que ocorreu na tarde da última quinta-feira (18), na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). Conforme os representantes sindicais, durante a reunião da mesa, a gestão municipal afirmou que as negociações dos PCCS não avançariam até o resultado das eleições para governador do Estado. O município justificou que as sanções dos pisos salariais da enfermagem e dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE), bem como o recente concurso público para professores, também atrapalhou o orçamento para o PCCS.

Inconformados com a falta de compromisso da gestão municipal, os servidores decidiram deliberar uma agenda de mobilização para pressionar por uma devolutiva efetiva.

25/08 – Assembleia unificada das categorias da saúde, às 14 horas, no SINDFORT

31/08 – Assembleia dos servidores do IJF, às 7 horas, no IJF

31/08  – Assembleia dos servidores do IPM, às 14 horas, no SINDFORT

02/09 – Paralisação dos servidores da saúde – Concentração na Praça da Bandeira em direção ao Paço Municipal (horário a definir)

Ato na Sepog

Na manhã da última quinta-feira (18), os servidores municipais realizaram um grande ato unificado em frente à Sepog para cobrar um posicionamento da gestão em relação à reestruturação do PCCS. O ato foi motivado após a Sepog não ter dado uma devolutiva em relação à marcação de uma reunião com a mesa de negociação. No Dia Municipal de Luta pelo PCCS, 1º de agosto, durante ato unificado na Câmara Municipal de Fortaleza, o líder do governo, vereador Gardel Rolim, prometeu uma resposta até dia 10 de agosto, o que não ocorreu.

Durante o ato, foi marcada uma reunião com a mesa setorial para o turno da tarde. A expectativa dos servidores era receber uma devolutiva da gestão para dar início às negociações, mas foram informados que a próxima reunião só deverá ocorrer após o período eleitoral.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que é necessário a união e comprometimento de todos os médicos para que as negociações avancem.