Em resposta ao Sindicato, Complexo Hospitalar da UFC afirma que está adequando repouso médico e contratando cirurgiões pediátricos
Em maio, Sindicato dos Médicos denunciou condições precárias e insuficiência de profissionais

Nesta quarta-feira (10), o Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu resposta do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC) a respeito da estrutura precária do repouso médico e insuficiência de profissionais cirurgiões pediátricos. Conforme resposta, estão sendo realizadas adequações em dois repousos por mês, sendo um no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e outro na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), e foi solicitada a contratação de dois cirurgiões pediátricos com carga horária de 24 horas.

O Complexo Hospitalar informou que, em agosto, foi estabelecido o cronograma para adequações no repouso dos anestesistas no 4º andar da MEAC e no repouso Clínica R2 no HUWC. Em relação à insuficiência de cirurgiões pediátricos, a Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico e a chefia da Unidade de Cuidado Neonatal informaram que, no momento, existe a cobertura de 150 horas semanais, enquanto a carga horária determinada é de 168 horas semanais, por isso foi solicitada a contratação de dois cirurgiões pediátricos 24 horas. Com as contratações, a carga horária deve ficar em 186 horas semanais.

Estrutura precária

No dia 17 de maio deste ano, o Sindicato dos Médicos encaminhou ofício à superintendência do Complexo Hospitalar da UFC denunciando condições precárias nos repousos médicos. Conforme informações, os locais não dispõem de ventilação, há janelas quebradas, faltam roupas de cama, travesseiros e roupas limpas, configurando um ambiente insalubre e inadequado para um hospital.

A entidade reiterou parecer do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC), que reforça a garantia do direito a um local de repouso digno com períodos de repouso aos médicos durante o plantão em virtude do desgaste físico e emocional elevados, além da necessidade de um número suficiente de profissionais para possibilitar o momento de descanso.

No mesmo ofício, o Sindicato dos Médicos cobrou a contratação de mais cirurgiões pediátricos para preencher adequadamente as escalas, pois o simples remanejamento e reorganização do horário e quantidade de horas de trabalho semanal do médico não são necessários para suprir a necessidade de contratação.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que seguirá acompanhando a situação e tomando as medidas necessárias para garantir as melhores condições de trabalho.

Foto: Aurélio Alves/ O Povo