Sindicato dos Médicos rejeita proposta da SMS para compensação de faltas relacionadas às paralisações
O assunto será levado à mesa setorial da saúde cuja próxima reunião será realizada no dia 24 de agosto

O Sindicato dos Médicos do Ceará participou, na tarde desta sexta-feira (05), de uma reunião da mesa de negociação do SUS, na Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), junto à secretária adjunta Aline Gouveia e as demais categorias dos servidores da atenção primária para negociar a compensação das faltas relacionadas às paralisações pela jornada de 32 horas e 16 horas. Na ocasião, os sindicatos que representam os profissionais do nível superior rejeitaram a proposta da gestão municipal.

Durante a reunião, a SMS manteve a proposta que define a compensação das faltas de acordo com as folgas dos profissionais, onde a cada duas folgas sejam compensadas um dia de paralisação, e para os demais que não possuem folgas, três folgas seriam equivalentes a um dia de paralisação. As entidades solicitaram a compensação de uma folga por um dia de paralisação.

Como não houve acordo, o debate vai ascender à mesa setorial da saúde cuja próxima reunião será realizada no dia 24 de agosto, às 9 horas.

Nível médio

Ainda na mesma reunião, que contou com os representantes sindicais dos profissionais de nível médio, a SMS propôs pagamento de indenização correspondente a 20% do salário base como compensação pela ausência de carga horária dedicada à educação permanente até o final do ano.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que tomará todas as medidas cabíveis para garantir a compensação das faltas dos médicos do Programa Saúde da Família (PSF).