Médicos da atenção primária de Fortaleza vão à SMS contra proposta de abono de faltas das paralisações
Uma reunião foi agendada para esta quinta-feira (28) com o objetivo de discutir novos parâmetros para compensação

Médicos servidores municipais de Fortaleza do Programa Saúde da Família (PSF) e demais categorias do nível superior da atenção primária à saúde estiveram na tarde desta terça-feira (26), na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no Centro, contra a proposta da gestão municipal para o abono de faltas em decorrência das paralisações convocadas pelas entidades sindicais para as mobilizações pela jornada de trabalho de 32 horas e 16 horas. Em assembleia unificada, no último sábado (23), os médicos, enfermeiros e odontólogos se mostraram insatisfeitos com a proposta e deliberaram pelo ato de hoje.

A proposta da gestão municipal define a compensação das faltas de acordo com as folgas dos profissionais, onde a cada duas folgas sejam compensadas um dia de paralisação. Para os demais que não possuem folgas, seria elaborado um cronograma de compensação onde três folgas seriam equivalentes a um dia de paralisação.

Na SMS, os profissionais foram recebidos pelo coordenador de Atenção Primária e Psicossocial, Erlemus Pontes Soares, que explicou que a proposta do abono das faltas foi elaborada conforme a do ano anterior, mantendo a isonomia das categorias de nível médio e superior, e que o documento com essa orientação já foi assinado pela secretária Ana Estela para ser repassado aos profissionais.

Os representantes das entidades sindicais presentes, no entanto, não aceitaram a proposta, pelo fato de ter se baseado em uma decisão unilateral, sem negociação com as categorias. Foi marcada uma reunião para esta quinta-feira (28), na SMS, com a mesa setorial de negociação no intuito de discutir novos parâmetros para a compensação das faltas relacionadas às paralisações.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que seguirá tomando as medidas cabíveis para garantir os direitos dos profissionais da atenção primária.

Confira galeria: