Fim de contrato da COOPANEST com a Sesa pode deixar população sem serviços de anestesiologia; Sindicato cobra regularização
Cooperativa informou que contrato encerrou no dia 23 de julho e ainda não houve as tratativas necessárias para a finalização do contrato

O Sindicato dos Médicos do Ceará foi provocado pela Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (COOPANEST) informando que o contrato público de n° 619/2022, firmado com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), encerrou no último sábado (23) e até o momento não houve as tratativas necessárias para a finalização formal do contrato. Na última segunda-feira (25), o Sindicato dos Médicos encaminhou ofício à Sesa solicitando a regularização da situação o mais rápido possível.

A COOPANEST informou, ainda, que notificou tanto à Sesa quanto ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), advertindo que a partir do dia 24 de julho não prestaria mais os serviços nas unidades de saúde da Sesa. Ainda de acordo com a cooperativa, apenas atendimentos de urgência e emergência da rede hospitalar seriam mantidos pelo período de 15 dias, ou seja, até o dia 07 de agosto.

Em ofício à Sesa, o Sindicato dos Médicos solicitou regularização da situação, tendo em vista a urgência e necessidade dos atendimentos que não podem ser suspensos, ou se não for de interesse continuar o contrato, que a cooperativa seja informada formalmente, bem como indique imediatamente quais medidas serão adotadas para dar continuidade aos serviços.

Atualização

A COOPANEST informou ao Sindicato dos Médicos do Ceará que, na última sexta-feira (22), participou de uma audiência com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) em que a Sesa comunicou que a empresa Ortomed Serviços de Saúde foi habilitada para a prestação de serviço de anestesiologia junto às unidades hospitalares do estado.

A cooperativa disse que os serviços de urgência e emergências seriam mantidos até dia 07 de agosto e reiterou a suspensão dos serviços em cirurgias eletivas, sala de recuperação e sobreaviso. Também informou que uma nova reunião com o MPCE foi marcada para esta quinta-feira (28).

O presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara, recebeu a informação de que a empresa Ortomed foi desqualificada para o serviço e que as negociações com a COOPANEST foram retomadas. A expectativa é de que uma definição sobre o caso ocorra na reunião com o MPCE.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que seguirá acompanhando até que a situação seja solucionada.