Presidente do Sindicato dos Médicos apresenta propostas do PCCS para profissionais do IJF e do Hospital da Mulher
Dr. Leonardo Alcântara explicou as principais mudanças e os novos benefícios propostos aos médicos

O presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Leonardo Alcântara, realizou visita, na manhã desta segunda-feira (25), aos médicos do Instituto Dr. José Frota (IJF) e do Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns (Hospital da Mulher) para apresentar as propostas do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Na ocasião, o presidente entregou panfletos em que constam as principais mudanças e explicou cada uma delas aos médicos.

De acordo com o Dr. Leonardo Alcântara, em relação aos médicos do IJF, o principal ponto que o PCCS propõe modificar é o da tabela vencimental.  “O valor inicial da tabela vencimental a gente aumentou. São duas tabelas, uma de 120 horas e outra de 144 horas, então a partir do momento que tem o aumento do primeiro vencimento, vai aumentar todo o resto em cascata”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Médicos também explicou a proposta de promoção por capacitação, que atualmente se dá após um interstício de 36 meses, e, pelo PCCS, esse tempo diminuiria para 24 meses. Além disso, apresentou a proposta do novo benefício, que é a gratificação de raio-x, em que determina o recebimento do adicional de 20% sobre o salário base ao servidor que sofrer exposição de radiação ionizante.

Hospital da Mulher

Logo em seguida, o presidente do Sindicato dos Médicos se dirigiu ao Hospital da Mulher para apresentar o PCCS dos médicos servidores da atenção secundária. Entre as propostas, a criação da gratificação de tutoria e preceptoria e bônus de produção científica, que visa um adicional de 5% para tutoria e 10% para preceptoria.

Dr. Leonardo Alcântara também destacou a modificação dos valores da tabela vencimental; a proposta de novo benefício, que é a gratificação de plantão, cujo objetivo é aumentar em 1% para cada ano aos servidores que possuam 15 anos ou mais de serviço em regime de plantão; além da gratificação de raio-x, que prevê adicional de 20% para os servidores expostos à radiação ionizante.

O presidente do Sindicato dos Médicos avaliou que as visitas foram positivas, tendo em vista que os profissionais aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e se mostraram satisfeitos com as propostas. Dr. Leonardo Alcântara ressaltou aos médicos que ambas as propostas já foram apresentadas à Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) e ao prefeito José Sarto. Ele informou que a expectativa é de que o assunto seja discutido em breve na mesa de negociação.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que o avanço da negociação do PCCS depende da união de todos os médicos.

Confira galeria de fotos