Atenção Primária: em assembleia conjunta, profissionais definem retomar mobilizações pelas 32h e 16h
As categorias se posicionaram também contra a proposta da gestão sobre o abono de faltas das últimas paralisações

O Sindicato dos Médicos do Ceará participou, neste sábado (23), de uma assembleia unificada, na sede da entidade, cujo objetivo foi deliberar acerca das 32 horas de jornada de trabalho para médicos 40 horas semanais e 16 horas para médicos 20 horas, bem como os desdobramentos da negociação com a gestão municipal. Estavam presentes na assembleia os representantes do Sindicato dos Odontologistas do Ceará (Sindiodonto) e do Sindicato dos Enfermeiros do Ceará (Senece), além de profissionais servidores municipais de Fortaleza da atenção primária à saúde.

Durante a assembleia, os representantes das entidades sindicais e profissionais demonstraram insatisfação e se posicionaram contra a proposta da gestão municipal com relação ao abono de faltas devido as últimas paralisações. A proposta define a compensação das faltas de acordo com as folgas dos profissionais, onde a cada duas folgas seja compensado um dia de paralisação. Para os demais que não possuem folgas, seria elaborado um cronograma de compensação onde três folgas seriam equivalentes a um dia de paralisação.

Os profissionais também destacaram a importância de retomar e intensificar as mobilizações para pressionar a gestão. De acordo com a diretora do Senece, Rejane Fonteles, é necessário que as categorias se unam para agir o quanto antes, sem esperar por uma possível greve. Diante disso, foi proposta a criação de grupos de mobilização e elaborada uma agenda de novas assembleias para que seja ampliada a participação e representatividade dos profissionais no movimento.

O presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara, reiterou a importância de novas mobilizações, sem que haja prejuízo aos profissionais.  “Foram deliberados pontos extremamente importantes para assegurar, de forma legal, o direito das 32 horas e 16 horas para os servidores da atenção primária. A criação dos grupos de mobilização é uma estratégia menos danosa ao profissional que perde seu dia de trabalho”, ressaltou.

Novo ato

Ainda na assembleia, os representantes sindicais deliberaram realizar um novo ato na próxima terça-feira (26), às 14 horas, em frente a Secretaria de Saúde Municipal (SMS) no intuito de cobrar, de forma imediata, uma nova proposta para reposição de faltas dos profissionais que participaram das últimas paralisações.

Ato contra a proposta do abono de faltas:

26/07 às 14h em frente a SMS

Assembleias unificadas:

06/08 – presencial

20/08 – virtual

03/09 – presencial

17/ 09 – virtual

A entidade irá divulgar, posteriormente, as convocações e o cronograma completo com maiores informações sobre a agenda de atos e assembleias.

Entenda

No dia 29 de junho, representantes das entidades sindicais da saúde reuniram-se com o prefeito de Fortaleza, José Sarto, no Paço Municipal, para tratar sobre a jornada de trabalho de 32 horas para os servidores municipais da atenção primária à saúde. Na ocasião, o chefe do executivo negou a proposta de 32 horas aos profissionais do nível médio e manteve a carga horária para o nível superior até dezembro deste ano, prazo em que prometeu dar um posicionamento definitivo em relação ao assunto.

Portanto, para os médicos que fazem 40 horas semanais, o prefeito manteve a jornada de 32 horas, e para os de 20 horas semanais, a jornada de 16 horas.