Por que fechar o Gonzaguinha?
Escrito por Dr. Leonardo Alcântara

No dia 1º de julho de 2022 aconteceu o fechamento do Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana, o conhecido Gonzaguinha da Messejana. No entanto, eis o questionamento: qual o grande interesse por trás do encerramento das atividades do equipamento?

Por que a extrema necessidade de fechar uma unidade com ambulatórios, serviços de emergência, internação e atendimento obstétrico 24 horas? Em diversas ocasiões, servidores municipais da saúde de Fortaleza e a própria população assistida realizaram mobilizações em frente ao Hospital Distrital Gonzaga Mota, para protestar contra o fechamento do equipamento de saúde pública.

Fizemos de tudo. Inclusive, entramos com ação civil pública contra o Município de Fortaleza, no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, para impedir a demolição do Hospital. Mas, não tivemos retorno positivo – a Justiça do Ceará negou o pedido de liminar. Em nenhum momento a Prefeitura de Fortaleza repassou um cronograma com previsão para início e conclusão das obras, nem mesmo a definição para quais unidades de saúde serão remanejadas as equipes. O projeto arquitetônico da obra também não foi apresentado.

É muito grave o fechamento da unidade – e, principalmente, a falta de transparência dos órgãos públicos. A transferência dos serviços faz com que pacientes antes assistidos pelo Gonzaguinha precisem percorrer um longo caminho – cerca de 12 quilômetros separam as unidades de Messejana e do José Walter. A finalização das atividades causa a precarização da assistência médica.

Vamos continuar lutando por melhorias, não podemos permitir que fechamentos de hospitais prosperem. Temos um serviço de saúde longe do ideal e é necessário avançarmos no sentido de aumentar a prestação de saúde à população e não sua redução. Sem o Gonzaguinha e tantas outras unidades, perde a Saúde e perde a população.

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre todas as notícias e oportunidades!