Alta demanda nos Frotinhas: Sindicato aciona Secretaria Municipal de Saúde para contratar novos profissionais
Devido à insuficiência de médicos para atender, cirurgiões precisam prescrever na enfermaria

Na última sexta-feira (08), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) para solicitar contratação urgente de mais profissionais da saúde para os hospitais Frotinhas do Antônio Bezerra e da Parangaba. Médicos alegam estarem sobrecarregados, principalmente na área da cirurgia.

De acordo com informações que chegaram ao Sindicato dos Médicos, os médicos cirurgiões plantonistas estão precisando utilizar seu tempo para prescrever na enfermaria, tendo em vista a insuficiência de médicos, ou seja, estão exercendo atividades além de suas atribuições, causando impacto direto na realização das cirurgias.

Ainda de acordo com as denúncias, muitas cirurgias estão ficando represadas para o período noturno, pois têm dias que há apenas um cirurgião durante o período diurno ou não há médico cirurgião escalado para o período noturno.

“É necessário que a SMS faça urgentemente uma análise do dimensionamento de profissionais para estas áreas, pois conforme relatos de inúmeros profissionais médicos, tal situação está sobrecarregando todos, principalmente na área da cirurgia”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará.

O Sindicato dos Médicos ressalta que entidades de classe e os profissionais de saúde já alertaram, por diversas vezes, que a Gestão Municipal proceda de outra forma no tocante a este assunto, mas a única resposta é a de que a SMS está aguardando o desfecho da finalização do procedimento licitatório que tramita nos autos do processo administrativo SPU nº P318028/2021, para então realizar os encaminhamentos necessários. A entidade reitera que trata-se de uma licitação que iniciou-se em 2021 e até agora não foi concluída.

Frotinhas

Na Capital, existem três Frotinhas, que são unidades hospitalares de média complexidade para o atendimento traumatológico, localizados nos bairros Antônio Bezerra, Parangaba e Messejana, no entanto, este último encontra-se fechado para reforma desde setembro de 2020, ainda sem previsão de conclusão.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que tomará todas as medidas cabíveis até que a situação seja regularizada, garantindo condições dignas de trabalho aos médicos.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Fortaleza