Sindicato dos Médicos solicita que SMS repasse valor do aluguel para funcionamento da UBS Manoel Carlos Gouveia
Unidade funciona, desde janeiro de 2021, dentro de uma igreja e foi interditada por falta de pagamento

Os profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Carlos Gouveia, no bairro Jardim das Oliveiras, que funciona dentro de uma igreja, foram surpreendidos, na manhã desta segunda-feira (11), com a interdição do local e a suspensão dos atendimentos à população. De acordo com as informações recebidas pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) não teria feito o repasse para pagar o aluguel da igreja.

Leia mais: Funcionando temporariamente em igreja sob situações precárias, Sindicato visita Unidade de Saúde no Jardim das Oliveiras

Com a igreja interditada, os profissionais se dirigiram até o Centro de Saúde da Família (CSF) Maria de Lourdes R. Jereissati, no mesmo bairro, onde se reuniram com os representantes das entidades sindicais para analisar as condições da situação. O presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara, esteve no local para orientar a categoria.

Durante a reunião, Dr. Leonardo Alcântara pontuou que o ideal seria a SMS prorrogar o pagamento do aluguel na igreja, ainda hoje, para que os atendimentos sejam retomados o quanto antes. “A solução imediata, é que os atendimentos permaneçam na igreja ou, se não for mais possível, que ocorra na Escola Municipal Maria de Lourdes, com uma estrutura adequada. O que não pode é a população ficar desassistida e que os profissionais precisem se deslocar para muito distante”, disse. O presidente defende, contudo, que, diante de toda situação, a solução mais correta seria a conclusão da reforma do prédio da UBS, antes prevista para abril de 2021.

Ainda nesta segunda-feira (11), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à SMS, cobrando providências urgentes para a regularização da situação da UBS Manoel Carlos Gouveia.

Entenda

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Carlos Gouveia está funcionando, de forma improvisada, dentro de uma igreja no bairro Jardim das Oliveiras desde janeiro de 2021, quando foi fechada para reforma, com expectativa de conclusão em abril do mesmo ano. Mais de um ano depois, a reforma não foi concluída e a SMS se comprometeu a honrar com o pagamento do aluguel da igreja até finalização. No entanto, devido ao reajuste do valor do aluguel, a SMS não repassou pagamento neste mês e a igreja interditou o local.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que seguirá tomando todas as medidas cabíveis para garantir as melhores condições de trabalho.