Sindicato dos Médicos cobra posicionamento à SMS acerca da ausência de renovação contratual com a COOPEC
Cooperativa advertiu que os serviços de Psiquiatria podem ser suspensos a partir do dia 15

Nesta quinta-feira (07), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) acerca da ausência de renovação contratual com a Cooperativa de Psiquiatras do Estado do Ceará (COOPEC). No ofício, a entidade solicita a urgente regularização da situação ou, mediante não interesse em dar continuidade, indicar qual medida será adotada para prosseguir com o serviço.

O Sindicato dos Médicos foi provocado pela COOPEC, na última terça terça-feira (05), a qual informou que o contrato público com a SMS encerrou no dia 08 de junho e até agora não foi formalizada prorrogação ou nova relação contratual. A cooperativa advertiu que, se a situação não for regularizada, a partir do dia 15 de julho, poderá haver suspensão dos atendimentos eletivos e de urgência/emergência na área de Psiquiatria nas unidades de atendimento da SMS.

A COOPEC afirmou que, além do Sindicato, comunicou ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e à SMS a respeito da possibilidade de paralisação dos serviços.

“Tendo em vista a urgência e necessidade dos atendimentos que não podem ser suspensos, o Sindicato dos Médicos solicita que a relação contratual seja devidamente regularizada ou, caso não haja mais interesse na continuação, que a cooperativa seja devidamente formalizada, e que medidas sejam adotadas imediatamente para que o serviço à população não seja interrompido”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que seguirá acompanhando até que a situação seja solucionada.