Prefeito José Sarto mantém jornada de 32 horas para servidores do nível superior até dezembro
Médicos do PSF permanecerão com as 32 horas assistenciais e oito horas de educação permanente

Representantes das entidades sindicais da saúde estiveram na tarde desta quarta-feira (29), em reunião com o prefeito José Sarto, na sede da Prefeitura de Fortaleza, para tratar sobre a jornada de trabalho de 32 horas para os servidores municipais da atenção primária à saúde. O chefe do executivo negou a proposta de 32 horas aos profissionais do nível médio e manteve a carga horária para o nível superior até dezembro deste ano, quando deverá dar um posicionamento definitivo em relação ao assunto.

Enquanto a reunião ocorria, os servidores dos postos de saúde de Fortaleza paralisaram suas atividades e se concentraram em frente ao Paço Municipal. De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Leonardo Alcântara, a categoria permanecerá no regime de 32 horas assistenciais e oito horas de educação permanente até o mês de dezembro.

O presidente avalia, no entanto, que a permanência da jornada não está garantida e que não houve o avanço esperado, sobretudo, porque não contemplou os profissionais do nível médio. “O nível superior continua, mas aquela garantia que a gente precisa, aquela certeza e tranquilidade para gente trabalhar, bem como valorização que a gente precisa com a efetivação das 32 horas não está garantida”, afirma Dr. Leonardo Alcântara.

Além do prefeito Sarto, a reunião contou com a presença da titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Estela,  os secretários de planejamento e a Procuradoria Geral do Município (PGM).

PCCS

Ainda de acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos, foi adiantado com o prefeito o assunto do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores municipais, no qual acredita ser uma das alternativas para efetivar a jornada de 32 horas.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que seguirá trabalhando incansavelmente para assegurar a manutenção das 32 horas aos médicos do Programa Saúde da Família (PSF).