Sindicato dos Médicos solicita à Comissão de Saúde da OAB/CE fazer recomendação pelo não fechamento do Gonzaguinha da Messejana
Um ofício foi encaminhado nesta terça-feira (28) expondo a preocupação com esta decisão da Prefeitura de Fortaleza

Diante do iminente risco de fechamento do hospital Gonzaguinha de Messejana, previsto para esta sexta-feira, 1º de julho, o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício, nesta terça-feira (28), à Comissão de Saúde da OAB/CE solicitando que tome as devidas providências no sentido de fazer recomendação pelo não fechamento do hospital. A informação de fechamento foi confirmada pela diretora técnica do Gonzaguinha de Messejana, Dra. Vanda Belmiro, e a coordenadora de Redes Hospitalar Pré-Hospitalar e Hospitalar, Luziete Furtado da Cruz, no dia 30 de maio.

O Sindicato dos Médicos destaca que desde então todas as entidades sindicais da área da saúde, bem como funcionários e comunidade de Messejana vêm se mobilizando incansavelmente ao longo do mês como forma de impedir a decisão da Prefeitura de Fortaleza, além de alertar para a gravidade em deixar a população do bairro e adjacências desassistida.

A entidade reitera que, no dia 08 de junho, durante audiência pública, na Câmara Municipal de Fortaleza, com a participação dos gestores da prefeitura, ficou claro que não há nenhum plano/projeto de engenharia/arquitetura físico da reforma e nem a razão concreta que justifique de forma relevante a necessidade de fechar o Gonzaguinha.

O Sindicato dos Médicos também ressalta que já acionou o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), cobrando providências. “Estamos tentando, de todas as formas cabíveis à nossa entidade, evitar o fechamento do Gonzaguinha de Messejana, prevendo, sobretudo, os riscos e impacto que tal medida causará à população, e por isso solicitamos essa recomendação da Comissão de Saúde da OAB/CE”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará.

Na manhã desta terça-feira (28), os representantes das entidades sindicais, comunidade e funcionários do Gonzaguinha de Messejana foram recebidos no auditório da OAB/CE para uma reunião com o presidente da Comissão de Saúde, Ricardo Madeiro. Durante a reunião, os participantes expuseram preocupação com a proximidade da data que a Prefeitura de Fortaleza estipulou para encerramento das atividades do hospital.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e ressalta que continuará tomando todas as providências cabíveis na tentativa de manter o Gonzaguinha de Messejana funcionando.