Sindicato dos Médicos do Ceará entrará com ação pública contra o fechamento do Gonzaguinha de Messejana
Também será solicitada uma reunião com o prefeito José Sarto, bem como vereadores e deputados serão acionados

Nesta semana, o Sindicato dos Médicos do Ceará participou de duas reuniões importantes para fomentar as ações pelo não fechamento do Gonzaguinha de Messejana. A primeira ocorreu na noite de terça-feira (21), na sede da entidade, com médicos, enfermeiros, funcionários do hospital e defensoria pública. A segunda, na última quarta-feira (22), foi na Assembleia Legislativa. A entidade entrará com ação pública como forma de manter os serviços e atendimentos do hospital.

Na primeira reunião, os representantes reforçaram o apelo para que a reforma aconteça por setor, sem ocasionar desassistência à população de Messejana e adjacências. “O que defendemos é que haja, sim, a reforma da unidade hospitalar, mas não iremos admitir que ocorra o completo fechamento, e é por isso que estamos nos reunindo, para avaliar todas as medidas cabíveis que podemos tomar para impedir essa decisão da Prefeitura de Fortaleza”,  destacou a advogada do Sindicato dos Médicos, Vivian Nogueira.

Durante a reunião ficou decidido que será movida uma ação pública, com o objetivo de impedir o fechamento do hospital, assim como será solicitada uma reunião com o prefeito José Sarto, e que vereadores e deputados serão acionados para que possam dar encaminhamentos em relação ao assunto.

Após a reunião, o Sindicato dos Médicos encaminhou e-mail à Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública questionando se haverá uma audiência pública e qual procedimento deverá ser seguido. Nesta sexta-feira (24), o Ministério Público realizará uma vistoria no Gonzaguinha do José Walter para avaliar a capacidade de a unidade receber a demanda de Messejana.

Já na quarta-feira (22), os representantes foram recebidos pelo deputado estadual Acrísio Sena, na Assembleia Legislativa, que ficou de articular, junto à liderança da Câmara Municipal de Fortaleza, o recebimento da comissão “Reformar sim, parar não”, para uma audiência pública.

Audiência pública

Na terça-feira (28), haverá uma audiência pública, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), às 8h30, promovida pela Comissão de Saúde da OAB/CE, para tratar sobre o Gonzaguinha de Messejana.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que seguirá tomando todas as medidas necessárias para manter os serviços e atendimentos do hospital.