Sindicato dos Médicos do Ceará participa de mais um ato pelo não fechamento do Gonzaguinha de Messejana
Comissão de Saúde da OAB/CE marcou audiência pública para debater o assunto no dia 28 de junho

O Sindicato dos Médicos do Ceará esteve novamente, na manhã desta terça-feira (21), em nova mobilização pelo não fechamento do Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gonzaguinha de Messejana). Demais entidades sindicais também estiveram presentes, reforçando a importância da permanência da unidade hospitalar para a região.

A advogada Vivian Nogueira, representando o Sindicato dos Médicos, reiterou o apoio da entidade à população e aos profissionais da saúde diante da atual situação. “A gente não vai desistir, não importa o quanto o prefeito e a Secretaria Municipal da Saúde neguem essa demanda, a gente vai recorrer judicialmente se o Ministério Público não for”, destacou.

Durante o ato, a advogada Daniele Pimentel, vice-presidente da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), informou que uma audiência pública será realizada no dia 28 de junho, às 8h30, no auditório da entidade, para tratar sobre o assunto. De acordo com ela, a posição da Comissão de Saúde da OAB/CE é pela manutenção do hospital, que seja reformado com o equipamento aberto.

A defensora pública Michele Camelo comunicou que a Defensoria Pública do Estado do Ceará foi provocada pela comunidade e pelo corpo médico do Gonzaguinha de Messejana inconformados com a decisão da Prefeitura de Fortaleza pela demolição do hospital. “O Núcleo de Saúde da Defensoria Pública passará a tratar de forma forte. A gente sabe que faltam nove dias para a data que foi determinada o encerramento, e precisamos agir”, disse.

O Gonzaguinha de Messejana é referência em atendimento às Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA) em Fortaleza, e hoje a mobilização também contou com o apoio do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP) e da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP + Brasil).

De acordo com Vando Oliveira, representante da (RNP + Brasil), a secretária Ana Estela informou que o Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE), que atende cerca de 1.600 pacientes, seria transferido para o Gonzaguinha do José Walter, no entanto, até o momento nenhuma pessoa recebeu encaminhamento. “Não se cessa, não se diminui a voz da população, tem que ouvir todo mundo, principalmente os usuários e as pessoas que representam movimentos, que dependem desse hospital”, destacou.

Reunião

Nesta quarta-feira (22), a comissão formada pelos representantes sindicais será recebida na Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) pela secretária Ana Estela para uma reunião sobre a situação do Gonzaguinha de Messejana.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que tomará todas as medidas cabíveis para reverter o fechamento total do hospital.