Gonzaguinha de Messejana: profissionais da saúde dizem não ao fechamento da unidade em manifestação
Servidores realizaram ato nesta quarta-feira (1º) reiterando preocupação com os prejuízos que a desativação causará

Os servidores da saúde de Fortaleza estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (1º), em frente ao Gonzaguinha da Messejana, em protesto ao fechamento da unidade. A Prefeitura de Fortaleza anunciou que a unidade será fechada para reforma, e os atendimentos e equipes serão transferidos para o Gonzaguinha do José Walter a partir de 1º de julho.

Durante o ato, que ocorreu com a presença dos representantes do Sindicato dos Médicos do Ceará, Sindfort, Sindsaúde, do Sintsaf, Senece, Sasec e Sindiodonto, os servidores reforçaram que não houve diálogo com a gestão municipal antes de anunciar a medida. Os profissionais também demonstram preocupação quanto à desassistência à população de Messejana, que já não conta mais com os atendimentos do Frotinha, também fechado para reforma desde novembro de 2019.

“Não podemos concordar com essa decisão, que deixa tanto a população quanto os profissionais médicos e as demais especialidades desassistidas. O Sindicato dos Médios está aqui presente para se posicionar contra e conseguir, junto às demais categorias, que a unidade não seja fechada”, declarou a advogada do Sindicato dos Médicos, Vivian Sousa.

Ainda no ato os profissionais decidiram solicitar uma audiência pública na Câmara Municipal de Fortaleza para discutir o assunto, bem como buscar intervenção do Ministério Público. Também foi deliberado pautar a mesa de negociação da saúde, a mesa de negociação permanente do SUS e o Conselho Municipal da Saúde.

Transferências

O fechamento da unidade hospitalar foi confirmado pela diretora técnica do Gonzaguinha de Messejana, Dra. Vanda Belmiro, e pela coordenadora de Redes Hospitalar Pré-Hospitalar e Hospitalar, Luziete Furtado da Cruz, ao presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Leonardo Alcântara, na última segunda-feira (30). Durante reunião, as gestoras informaram que toda estrutura de atendimento será transferida para o Gonzaguinha do José Walter a partir de 1º de julho.

Já a partir deste mês de junho, todos os leitos da UTI Neonatal, bem como toda equipe de médicos, funcionários e administrativo, serão realocados para o Hospital Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher).

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e defende que a reforma do Gonzaguinha de Messejana ocorra de forma gradual, sem causar prejuízos à população e profissionais.