Sindicato dos Médicos denuncia superlotação no Hospital Infantil Albert Sabin e falta de profissionais
Entidade encaminhou ofício à Secretaria da Saúde cobrando soluções para dar vazão à alta demanda de atendimentos

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), na última segunda-feira (23), denunciando a superlotação no Hospital Infantil Albert Sabin e a falta de profissionais para atender a alta demanda. Equipes médicas que atuam por turnos encontram-se extremamente sobrecarregadas, tanto em relação ao número de pacientes em espera para atendimento, como em relação à gravidade dos pacientes.

De acordo com o Sindicato dos Médicos, as equipes não conseguem acolher adequadamente toda a demanda devido ao aumento exorbitante do fluxo neste período de sazonalidade associado às viroses.

O presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara, destaca a necessidade de contratação de mais profissionais o mais rápido possível. “A Sesa precisa dar resolutividade urgente a esta situação, pois temos acompanhado o agravamento das condições laborais, bem como os prejuízos que vem causando aos atendimentos às nossas crianças”, afirma. Dr. Leonardo Alcântara.

A entidade também lembra que é direito do médico, previsto no Código de Ética Médica, recusar-se a exercer sua profissão onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e assegura que tomará todas as medidas cabíveis até que haja o restabelecimento das condições dignas de trabalho e um efetivo atendimento à população.

(Foto: Thiago Gadelha/Diário do Nordeste)