Em resposta ao Sindicato dos Médicos, Hospital da Criança diz que solicitou à SMS aumento do número de profissionais
A unidade encontra-se com evidente déficit de médicos tanto na enfermaria quanto na emergência

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – Programa de Atenção Primária à Saúde (SPDM/PAIS), atual gestora do Hospital da Criança de Fortaleza, em resposta ao ofício encaminhado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, afirmou que já informou à Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) da necessidade de aumentar o quadro de profissionais. O Sindicato dos Médicos havia oficiado a entidade no dia 18 de abril a respeito da alta demanda e carência de médicos.

De acordo com o Sindicato dos Médicos, o Hospital da Criança encontra-se com evidente déficit de médicos tanto na enfermaria quanto na emergência.  A entidade reitera que foi prometido seis médicos para enfermaria, porém geralmente possui entre um e dois, no máximo quatro. Já na emergência, há apenas dois profissionais, e no máximo três, e devido à alta demanda, com pacientes graves entubados na sala vermelha, deveria ter entre quatro e cinco médicos.

O Sindicato também ressaltou que a situação e demora por atendimento costuma ocasionar ameaça aos médicos pelos pais das crianças. Em resposta, a SPDM disse que, com o intuito de garantir o zelo do patrimônio público e a segurança da equipe, também solicitou à SMS o apoio da Guarda Municipal.

A Associação Paulista informou ainda que ressaltou, ao município de Fortaleza, a urgência na celebração do 4º Termo Aditivo em razão das necessidades assistenciais, visando garantir à regularização da situação.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e informa que um ofício será encaminhado à SMS solicitando urgência para contratação de mais profissionais do Hospital da Criança.

Foto: Prefeitura de Fortaleza/Divulgação