UAPS Tecla Gonzaga, em Caucaia, tem infraestrutura precária e insalubre; Sindicato dos Médicos solicita reparos urgentes
As paredes dos consultórios estão mofadas e em algumas salas não há portas ou o ar condicionado não funciona

A Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Tecla Gonzaga Sales, localizada no município de Caucaia, está com infraestrutura precária e condições de trabalho insalubres, conforme denúncias recebidas pelo Sindicato dos Médicos do Ceará. Devido ao período de chuva, a unidade está com infiltração e goteiras.

Ainda de acordo com as denúncias, as paredes dos consultórios médicos estão mofadas e, quando chove, o piso fica molhado, ocasionando risco de queda aos pacientes. Além disso, em algumas salas o ar condicionado não funciona ou não há porta. Segundo o Departamento Jurídico do Sindicato, tais condições violam a intimidade do paciente e configuram-se em ambiente de trabalho totalmente inadequado e insalubre.

Em ofício encaminhado à Secretaria da Saúde de Caucaia, na última segunda-feira (18), o Sindicato dos Médicos ressalta que a situação está tornando o atendimento ao público inviável, e cobra urgência nos reparos necessários. A entidade também reforça que, conforme prevê o Código de Ética Médica, é direito do médico recusar-se a exercer a profissão em instituição onde as condições de trabalho não sejam dignas ou suspender suas atividades quando não houver condições adequadas para o exercício profissional.

“A situação se adequa perfeitamente ao que prevê o Código de Ética Médica e dá direito aos profissionais médicos de optarem por suspender suas atividades, enquanto a situação não for resolvida, principalmente porque o referido posto é de atenção primária, ou seja, que não recebe situações de emergência e urgência”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que seguirá acompanhando e tomando todas as medidas cabíveis até que a situação seja resolvida.

Clique aqui e veja o vídeo