Secretaria de Saúde do Eusébio responde ofício acerca de problemas de infraestrutura no posto de saúde de Pedras
O órgão informou que a unidade de saúde recebeu manutenção predial em meados de 2021

Na última terça-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde do Eusébio encaminhou ofício ao Sindicato dos Médicos do Ceará em resposta à solicitação de imediata solução acerca da infraestrutura precária e deteriorada a qual encontra-se a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pedras. Conforme denúncias recebidas pela entidade, a unidade sofre risco de desabamento e de acidente elétrico há pelo menos dois meses.

O Sindicato dos Médicos oficiou a secretaria de saúde do município no dia 04 de abril. De acordo com a secretaria, o posto de saúde recebeu manutenção predial em meados de 2021, com recuperação de telhado, reboco, pintura e reparos elétricos. Em relação ao fluxo de água, a secretaria justifica que o volume de água que chega pela Cagece é lento e, por essa razão, foram instaladas duas caixas d’água para minimizar a situação.

A secretaria de saúde também pontuou que existe, junto a Secretaria de Obras, a elaboração de um projeto de ampliação da referida UBS prevista para ocorrer ainda no segundo semestre deste ano.

O órgão reconheceu, contudo, ter havido situação de avaria no telhado, problemas de vazamento de água em uma das caixas d’água e infiltração de parede em alguns pontos, e acrescentou que o problema tem afetado outras UBS do município e informou que equipes de manutenção já estão realizando os reparos emergenciais.

Por fim, a pasta afirmou que já está providenciando a substituição de uma das caixas d’água que apresentou vazamento na UBS de Pedras e sendo feito uma nova canalização da rede de água para readequação do abastecimento.

Providências

Na oportunidade, a Secretaria de Saúde do Eusébio informou que foi concluída a manutenção da UBS Amador e que da UBS Parque Havaí está em fase de conclusão. Também relatou que a recuperação predial da Academia da Saúde de Mangabeira está em andamento e que concluiu os reparos nos telhados da UBS Jabuti-20 e Farmácia Central. Além disso, informou que em breve será iniciada a manutenção da UBS Timbu e que está em elaboração dos orçamentos para as intervenções em outras unidades básicas de saúde.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que seguirá acompanhando a situação da UBS de Pedras até que os reparos sejam realizados.