Presidente do Sindicato dos Médicos apresenta pautas da categoria em reunião na prefeitura de Fortaleza
Entre as demandas, está o PCCS dos médicos servidores municipais e educação permanente

Na tarde desta sexta-feira (1º), o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Leonardo Alcântara, e a coordenadora do Departamento Jurídico da entidade, Dra. Thaís Timbó, participaram de uma reunião na prefeitura de Fortaleza para tratar de diversas pautas de interesse da categoria. A reunião ocorreu com a secretária da SMS, Ana Estela Leite, o coordenador jurídico da SMS, Cícero Douglas Silva Rufino, o Secretário Executivo de Gabinete do Prefeito, Marcelo Nogueira Cruz, e a participação da Dra. Alana Borges, presidente da Organização dos Hospitais Secundários de Fortaleza. Entre as pautas, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos médicos servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do Instituto Dr. José Frota (IJF).

De acordo com o presidente, durante a reunião, foram repassadas as propostas de atualização do PCCS dos médicos servidores, como reajuste dos salários bases; proposta de Educação Continuada com redução de 32 horas assistenciais e 8 horas de educação continuada para quem tem 40 horas semanais, e 16 horas assistenciais e 4 horas de educação continuada para quem tem 20 horas semanais; aumento 1% na Gratificação de Plantão após 15 anos; entre outras gratificações. Também foi solicitado o reajuste dos salários bases e gratificação de Raio-x para os médicos do IJF.

Dr. Leonardo Alcântara informou, ainda, pessoalmente sobre a situação dos médicos dos Frotinhas e Gonzaguinhas que sofreram com a redução de cerca de 40% dos valores praticados após contratação da Cooperativa de Atendimento Pré Hospitalar (COAPH) pelo município.

Além dessas pautas, foram apresentados os problemas do repouso médico; o desabastecimento de medicamentos nas Unidades Hospitalares; a ameaça de retirada da educação permanente; e a questão da gratificação de insalubridade dos médicos do IJF, em que uns recebem e outros não.

O presidente do Sindicato dos Médicos avalia a reunião como satisfatória. “Eles se mostraram bem receptivos e a Ana Estela confirmou que o prefeito Sarto tem pretensão de fazer a atualização do PCCS. Também deixamos o Sindicato à disposição, como órgão consultor, para auxiliar o município na criação de processos licitatórios que envolvam a contratação de médicos”, destaca.

Ainda na reunião, a secretária da SMS informou que o Frotinha de Messejana, que encontra-se fechado para reforma, iniciada em novembro de 2019, irá reabrir em setembro.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que está à disposição do município para novos debates e, juntos, viabilizar as pautas apresentadas.

Galeria de fotos: