Sindicato dos Médicos reivindica urgente restabelecimento de energia elétrica do posto de saúde Otoni Cardoso do Vale
Profissionais estão sendo obrigados a realizar atendimentos em salas quentes e escuras

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício, com urgência, nesta quarta-feira (23), à Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) e ao Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec), reivindicando intervenção para o imediato restabelecimento de energia elétrica no Posto de Saúde Otoni Cardoso do Vale, no bairro Paupina. Segundo denúncias recebidas pela entidade, a unidade de saúde está sem energia desde a noite da segunda-feira (21) e os profissionais estão sendo pressionados pela direção a realizar atendimentos em salas quentes e escuras.

O posto de saúde atende mais de 15 mil pessoas da Regional 6, especialmente a população residente nos bairros Paupina, São Bento e Renascer. No entanto, diante o agravamento das condições laborais por falta de energia elétrica, os atendimentos estão inviáveis. “É preciso que haja o mais rápido restabelecimento da energia elétrica, pois da forma como os atendimentos estão ocorrendo no momento, em ambientes totalmente inóspitos e inadequados, é uma condição insalubre para o exercício da atividade médica”, aponta o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara.

O Sindicato dos Médicos ressalta que é direito do médico, previsto no Código de Ética Médica, recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou que possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais, ou seja, os profissionais possuem resguardo caso decidam suspender suas atividades enquanto a situação não for resolvida, principalmente porque o referido posto é de atenção primária e não recebe situações de emergência e urgência.

O Sindicato dos Médicos do Ceará, como entidade que busca o resguardo, a proteção e a valorização da categoria a qual representa, reforça o pedido de imediato restabelecimento da energia elétrica ainda hoje, e tendo em vista que não há condições laborais para os profissionais de saúde exercer suas atividades, que eventuais faltas dos médicos sejam abonadas.

Atualização

No dia 31 de março, a SMS respondeu ofício encaminhado pelo Sindicato dos Médicos, afirmando que o fornecimento de energia para o referido posto de saúde foi restabelecido no dia 24 de março.

Foto (Reprodução/Google Street View)